Educador do mês: professora Ivone Romanatto Ruiz

São 30 anos em sala de aula, dedicados exclusivamente à iniciação da vida escolar. Mais que isso, uma professora que adotou em sua carreira a prática de se especializar ao longo de todos esses anos. Assim pode ser resumida a história da professora Ivone Romanatto Ruiz, a nossa Educadora do Mês.

Formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Senhora do Patrocínio, em 1992, Ivone também é, desde 1999, Pós-Graduada “Lato Sensu” em Psicopedagogia, também pelo Ceunsp. Sua primeira experiência em sala de aula como docente deu-se em 1989, como professora substituta, logo após concluir o curso de Magistério. De 1986 a 2016, participou de 19 eventos de especialização, entre treinamentos, cursos de extensão cultural, seminários e congressos tais como: “I Encontro de Educação Ambiental da CETESB” (1987); “Preparação de professores para o ensino especializado na área de Deficiência Mental” (1990); “VII Congresso e Feira de Educação – SABER ´Tradição e Renovação: Convivência é Possível? O Saber despertando competências´”, organizado pelo SIEEESP (2003) e muitos outros.

Atuando na Educação Infantil com crianças de 4 e 5 anos, Ivone afirma que o ponto de partida do seu trabalho é “a observação diária da criança acompanhando seu desenvolvimento e crescimento acerca do mundo. Com base nesse principio, organizo e direciono meu trabalho para orientar e ampliar a aprendizagem diária das crianças. O processo é contínuo e cercado de afeto, base fundamental na Educação Infantil, e evolui à medida que nossos pequenos vão vencendo seus desafios. Como o processo ensino/aprendizagem desenvolvido em nosso Colégio leva a formação completa do indivíduo, procuro sempre em meu trabalho desenvolver e estimular a autonomia, os questionamentos diante dos estudos realizados, o comprometimento do papel das crianças no ambiente em que ela atua, favorecendo o desenvolvimento da confiança, responsabilidade, afeto e habilidades que os formarão como futuros cidadãos. Com diversas ferramentas e vivências as crianças têm a oportunidade de aprender individualmente e em grupo de forma prazerosa e divertida” explica a Educadora do Mês.

Para a professora Ivone, as experiências mais significativas no campo da educação foram e sempre serão as que iniciam da prática para o registro. “Dessa forma, oportunizo às crianças o desenvolvimento e habilidades das áreas do conhecimento partindo das vivências concretas, brincadeiras, histórias, músicas e jogos que garantem a apropriação da aprendizagem do conteúdo estudado e o prazer do lúdico que ficarão marcados em suas memórias”.

Ela explica que neste final de semestre, todo o grupo do infantil está aprofundando-se no tema sobre as nações, a origem dos nossos antepassados e as etnias que formaram o povo brasileiro. “Baseado nesse tema sobre as diferenças dos povos e costumes, almejo passar e descobrir ou redescobrir com meus alunos e todo o grupo a importância e a riqueza da nossa cultura ´e que juntos somos mais` (Projeto Semente)”.

A professora Ivone também destaca que no ensino infantil os desafios e as conquistas são diários. “Elaboramos os projetos por não termos livros didáticos. É sempre um desafio, uma conquista e aprendizagem. Posso dizer que essa experiência é bastante desafiadora, porém, me dá a liberdade de escolhas e novos estudos proporcionando crescimento e paixão pelo que faço. Gostaria de aproveitar para agradecer pela autonomia e confiança, estímulo e apoio que a escola e a coordenação me oferecem para que eu possa crescer como pessoa e profissional. É um grande prazer poder fazer parte da família Almeida Júnior!”, finaliza a Educadora do Mês.

One Comment

1. Realmente, a “Tia Ivone” é espetacular, tanto como profissional, quanto como pessoa, vemos isso pelo falar de nossos filhos, e pela convivência que era diária, como diz minha filha: “Sentimos falta da tia Ivone mamãe eu amo ela”, e realmente ela é uma pessoa de se admirar, de se encantar, de se amar, é um grande prazer ter conhecido esse ser humano incrível, a Família Almeida Júnior é espetacular e tem sorte em tê-la como profissional

Esther sente tua falta