Educador do Mês: professor Rafael Marcos Bochini

O Educador do Mês do Colégio Almeida Júnior é um professor popular e muito querido pelos alunos. Assim é o professor Rafael Marcos Bochini, de Geografia, que há mais de uma década atua no Ensino Fundamental II com extrema dedicação e competência.

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) há dezessete anos, o professor Rafael está em constante aperfeiçoamento, sempre buscando aprimorar a sua formação, participando de vários cursos. Atuando como docente no Colégio desde 2003, sempre lecionou para os alunos do Ensino Fundamental II. Em outras escolas onde trabalha também ministra aulas no Ensino Médio e em curso Pré-Vestibular.

Em sua modalidade de ensino, vê o processo de ensino/aprendizagem dos alunos como uma grande oportunidade de poder acompanhar as transformações, tanto pessoais (amadurecimento, proximidade com a fase adulta) quanto em termos educacionais devido ao novo contexto – com muitos professores e novas disciplinas que vem ocorrendo ao longo dos anos no Ensino Fundamental II. “Acompanhar essas transformações e ajudá-los a superá-las é muito gratificante“, afirma o professor de Geografia.

Das experiências que presenciou em seu trabalho no campo da educação, Rafael considera como a mais significativa o trabalho que desenvolve junto aos alunos do E.J.A. (Ensino de Jovens e Adultos). “Meus avós maternos eram analfabetos e poder ajudar pessoas mais velhas a adquirir conhecimento foi muito gratificante e muito significativo para mim“, explica Rafael.

Sobre algo que gostaria de realizar ainda este ano, o professor se mostra bastante satisfeito e realizado. “Infelizmente estamos finalizando este ano, mas foi um ano muito positivo, com grandes projetos e realizações do colégio“, destaca.

Com relação aos projetos realizados no Colégio, Rafael não esconde a sua preferência: “tive oportunidade de participar da elaboração de inúmeros projetos e os mais significativos para mim sempre foram as saídas de Estudo do Meio. Ter a oportunidade de vivenciar essa experiência com os alunos sempre foi muito positivo e gratificante“, afirma.

E, quando relata a experiência de trabalhar no Colégio, Rafael também não esconde a sua satisfação e realização profissional: “o Colégio Almeida Júnior possui um grupo docente, uma coordenação e uma direção que se envolvem muito em todos os projetos realizados. Os alunos vivenciam experiências muito positivas, marcantes e transformadoras. É muito comum ouvir relatos carinhosos e carregados de saudosismos de ex-alunos. Isso já é um enorme diferencial“, conclui o professor Rafael Marcos Bochini.