No primeiro dia de aulas suspensas, alunos do Almeida Júnior recebem aulas em plataforma digital

Pelo Sistema Ultramax, estudantes assistem aulas e recebem tarefas

Na quarta-feira, dia 18, primeiro dia de aulas suspensas devido à necessidade de distanciamento social em virtude da pandemia de coronavírus (Covid-19), os alunos do Colégio Almeida Júnior puderam prosseguir os estudos normalmente de forma diferente. Através do Sistema Ultramax, eles receberam, via internet, aulas em vídeo, orientações de estudo nos livros e também as tarefas diárias. Apesar de não estarem no Colégio, a rotina do primeiro dia de aulas virtuais, o estudo à distância foi igual a das aulas presenciais, com o mesmo volume de atividades realizadas em sala de aula.

O Sistema Ultramax, adotado pelo Colégio Almeida Júnior, é um programa de gestão escolar que possui várias ferramentas de interação entre escola, alunos e pais. A plataforma virtual permite que cada professor se comunique com cada classe e transmita aulas por texto ou vídeo de sua disciplina. E também passe aos alunos o dever de casa para cada dia. Tudo bem especificado. Por permitir uma total interação, os alunos tem a possibilidade de enviar dúvidas e enviar os trabalhos realizados em casa. Hoje, por exemplo, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, receberam, do professor da disciplina de Educação Física, uma página com um vídeo da História das Olimpíadas contendo um vídeo com um formulário de 5 questões com alternativas e respostas por escrito que, após o aluno completar, deveria enviar diretamente ao professor para correção. Já professores de outras disciplinas optaram por enviar aos alunos planos de atividades, pesquisas e questionários. Acostumados com as ferramentas virtuais, os alunos aprovaram o sistema.

Luciana Vaccari Avi, coordenadora do Ensino Fundamental II do Colégio Almeida Júnior, destaca que neste período de distanciamento social imposto pela pandemia de coronavírus (Covid-19), necessário é que os alunos não se sintam em férias e tenham uma rotina de atividades que possa mantê-los focados na continuidade do aprendizado do conteúdo escolar e nas tarefas que precisam ser realizadas. Os professores, neste momento, estão dedicados a produzir os conteúdos.

“Alguns conteúdos serão vídeo e outros serão arquivos. Foi solicitado que cada professor ofereça diversidade das propostas. Até porque não sabemos quanto tempo isso tudo irá durar”, explica a coordenadora.

Para que todo o processo de ensino virtual tenha o mesmo efeito das aulas presenciais, o colégio pretende oferecer orientação permanente aos pais, com dicas como dividir os horários dos filhos entre as atividades escolares e ações para serem realizadas em casa, para que o tempo ocioso dos alunos neste período seja totalmente aproveitado.