Alunos do Almeida participam de Estudo do Meio

Os alunos dos ensinos Fundamental e Médio do Colégio Almeida Júnior voltaram a participar de atividades de Estudo do Meio, visitas pedagógicas e monitoradas externas, cumprindo todos os protocolos de segurança, com  distanciamento, uso de máscaras e demais cuidados de higienização. Em dias diferentes, três turmas visitaram a Câmara de Vereadores da Estância Turística de Itu e um grupo visitou o Museu da Energia.

Na segunda-feira, dia 30 de agosto, os alunos do 9º ano realizaram visita pedagógica na Câmara de Vereadores, acompanhados pelo professor de Língua Portuguesa, Leandro Thomaz de Almeida, e recepcionados pelo vereador Benedito Roque Moraes. No encontro, os estudantes puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelos vereadores, entender a dinâmica e o funcionamento do Poder Legislativo, além de fazer perguntas sobre administração municipal.

Estudantes do 2º ano do ensino médio do Colégio Almeida Júnior, acompanhados do professor de Literatura, Bruno Albanese, entrevistaram na tarde da segunda-feira, 1º de setembro, a vereadora Célia Rocha, que também é pedagoga. A entrevista, realizada no Instituto do Legislativo Ituano, será utilizada em um documentário sobre educação no município.  A iniciativa faz parte do projeto interdisciplinar “Promessas de um mundo que está por vir”, que abrange as matérias de Literatura, Língua Portuguesa, Sociologia e Filosofia. Além da vereadora Célia Rocha, os alunos também entrevistaram a Secretária Municipal de Saúde, Janaína Guerino de Camargo e o vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Itu (ACII), Rafaello Lorenzon.

Na manhã de quinta-feira, dia 9 de setembro os alunos do 8º ano estiveram na Câmara de Vereadores participando do projeto “Bem vindo à Câmara”, desenvolvido pelo Instituto do Legislativo Ituano (ILI). Durante a visita monitorada os alunos puderam conhecer a história e entender o funcionamento do Poder Legislativo Municipal. Os estudantes foram recepcionados pelo presidente da Câmara, Thiago Gonçales. A visita foi acompanhada pelos professores de história Luiz Roberto de Francisco e de Língua Portuguesa, Leandro Thomaz de Almeida. Em seguida os alunos foram até o Cruzeiro de São Francisco (que está sendo restaurado), visitaram o Museu da Música e a Igreja do Bom Jesus.

Museu da Energia – Os alunos do 9º ano, participaram na quinta-feira, 2 de setembro, de uma visita ao Museu da Energia. O Colégio Almeida Júnior foi a primeira Instituição de Ensino a visitar o Museu da Energia após a reabertura. A visita de conhecimento priorizou a exposição dedicada à cientista Marie Cure, física e química polonesa, falecida em 1934 na França, ganhadora do Prêmio Nobel de Física (1903) e de Química (1911). Os alunos do Colégio Almeida Júnior já sabiam muita coisa sobre a cientista, uma das pioneiras na pesquisa da radioatividade, já que haviam assistido antes, em sala de aula, a um documentário sobre essa importante personagem da ciência mundial.