Ao longo do Ensino Fundamental 1, anos
Iniciais, a progressão do conhecimento
ocorre pela consolidação das aprendizagens
anteriores e pela ampliação das práticas de
linguagem e da experiência estética e
intercultural das crianças, considerando
tanto seus interesses e suas expectativas
quanto o que ainda precisam aprender.
Ampliam-se a autonomia intelectual, a
compreensão de normas e os interesses pela
vida social, o que lhes possibilita lidar
com sistemas mais amplos, que dizem respeito
às relações dos sujeitos, com: a natureza, a
história, a cultura, as tecnologias e com o
ambiente.
Respeitando esse novo ciclo,
trazemos aos alunos de 6 a 10 anos, além do
material didático, projetos e
empreendimentos que proporcionem a formação
social, emocional, política, individual e
coletiva aos pequenos.
Para vivenciar
essas ideias propomos que desde cedo as
crianças e adolescentes experimentem uma
forma privilegiada de alfabetização e
letramento, através de um ensino que foca a
instrução dos conteúdos através dos
materiais didáticos, o aprender a conviver,
a trabalhar em grupo, a dialogar, a
cooperar, a ser solidário, a respeitar o
diferente, a desenvolver o sentido de
justiça e a ter autonomia, garantidos
através de vivências e projetos
desenvolvidos em cada turma.